Brincar de pular corda e aprender a ler e escrever
22/04/2014
LUCIANA SOARES MUNIZ
UBERLANDIA - MG
ESC DE EDUCACAO BASICA
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
aO que o aluno poderá aprender com esta aula
· Compreender as possibilidades de uma brincadeira para sua aprendizagem da leitura e da escrita;
· Descobrir sobre a formação das palavras a partir do movimento de pular corda;
· Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes
no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando
construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e
habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância
da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 3 atividades de 60 minutos e 1 atividade de 120 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta aula, se faz necessário que já
tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e
a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de
escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções
básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Você sabia? Os jogos e as atividades lúdicas são recursos fundamentais para favorecer a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, tendo em vista os segmentos linguísticos menores, tais como sílabas e fonemas (BRASIL, 2012.).
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Estratégias e recursos da aula
Pular corda
Professor, pular corda é uma brincadeira que além de divertir as
crianças pode ser uma aliada importante na produção do conhecimento
sobre a leitura e a escrita. Com a aula proposta a turma terá
oportunidade de vivenciar situações que envolvam a leitura e a escrita
de uma forma mais espontânea e prática. Pule nesta aventura!Você sabia? Os jogos e as atividades lúdicas são recursos fundamentais para favorecer a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, tendo em vista os segmentos linguísticos menores, tais como sílabas e fonemas (BRASIL, 2012.).
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: "Nova Escola". Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeiras-pular-613205.shtml>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, para a presente aula providencie:
- 1 corda para cada aluno de aproximadamente 1,5 metros cada uma;
- 5 cordas para a turma de aproximadamente, 6 metros cada uma.
Organize os alunos em uma roda de conversa e explore o que já sabem sobre pular corda. Instigue os alunos a relatarem experiências, tipos de brincadeiras dentre outros aspectos que queiram contar.
Pular corda faz bem para a saúde?
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que descubram algumas informações importantes sobre os benefícios de se pular corda.
Fonte: Sítio: "Globo". Disponível em: < http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/aprenda-pular-corda-e-perder-peso-de-forma-saudavel-e-permanente.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Após lerem as informações no sítio acima peça para que cada aluno escreva no caderno de Ciências, quais são os benefícios de se pular corda. Veja alguns:
- Emagrece;
- Desenvolve a coordenação;
- Melhora a força dos pés e das pernas;
- Pode ser divertido.
MUNIZ, Luciana Soares. NUNES, Ana Maria Ferola da Silva; RIZZOTTO, Denize Donizete Campos. Brincar de pular corda e aprender a ler e escrever 2014. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55090>. Acesso em: 22 abr. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário